quarta-feira, 24 de março de 2010

Depoimento: "muitas portas se abriram".

O ano era 2004 e o Prêmio Ethos-Valor (PEV) chegava a sua 4ª edição cada vez mais consolidando o conceito de responsabilidade social empresarial (RSE) no meio acadêmico. Além de prestigiar os trabalhos finalistas e vencedores nas categorias Graduação e Pós-Graduação, o concurso decidiu também destacar os melhores projetos por região geográfica do Brasil, incentivando o debate da RSE em todo o território nacional. Surgiam os Destaques Regionais.

Segundo Marco Aurélio Freitas, de São Luis do Maranhão, autor do trabalho Destaque Regional Nordeste do PEV4, o concurso deveria continuar a influenciar e incentivar pessoas na área da responsabilidade social empresarial e pessoal. Algo que tem sido feito ao longo dos anos que se passaram até a presente edição do concurso.

A então estudante de graduação Eliane Nunes Lucchesi, uma das autoras do trabalho Destaque Regional Sudeste, de São Paulo, apontou a importância de ser reconhecida por uma instituição como o Instituto Ethos: "É muito gratificante fazer parte de algo tão importante para nosso país e ainda mais ser premiada por uma instituição que é referência em seu meio".

Celso Antonio de Souza, companheiro de equipe de Eliane, ficou muito satisfeito com a indicação: "Fui destaque da região Sudeste junto com mais três pessoas. Para minha vida pessoal isso representou uma tremenda conquista (...) todo o sofrimento que tivemos para fazer nosso trabalho valeu a recompensa que tivemos".

Se o PEV foi capaz de transformar a vida dessas pessoas que tiveram seus trabalhos escolhidos como Destaque Regional, pode ter certeza que com as autoras dos trabalhos vencedores do concurso não foi diferente:

"Esta vitória foi extremamente importante para mim e para minha carreira. Fui reconhecida profissionalmente e, desde então, muitas portas se abriram", contou Giuliana Ortega Bruno, etnão estudante da Universidade de São Paulo (USP), autora do trabalho "A Relação Comercial entre Empresas e Fornecedores Sociais: um Estudo Multicasos", vencedor da categoria Graduação do PEV4, que teve a orientação de Rosa Maria Fischer.

Que tal seguir o exemplo dessas pessoas e acreditar no potencial de seu trabalho? Se inscreva já no Prêmio Ethos-Valor, 10ª Edição!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Pré-inscrições prorrogadas até 26 de abril!

Com o objetivo de lhe dar um pouco mais de tempo para finalizar o seu trabalho, o Prêmio Ethos-Valor, 10ª Edição, prorrogou a data de pré-inscrição até 26 de abril de 2010. Dessa maneira, o envio dos trabalhos também ganha nova data: 27 de abril (data do carimbo de postagem. Após ela, os trabalhos enviados não serão considerados para efeito do concurso). Essa nova data também vale para os participantes que já haviam realizado a pré-inscrição.

Para realizar a pré-inscrição, basta acessar o site www.premioethosvalor.org.br e clicar no link "Inscrições". Os dados necessários para se pré-inscrever estão disponíveis no "Rascunho para pré-inscrição", também disponível no mesmo endereço.

A confirmação da inscrição se dará pelo envio, até 27 de abril de 2010, de três cópias impressas e de um CD-ROM ou disquete contendo o arquivo eletrônico do trabalho, projeto ou plano, anexados a uma cópia do comprovante de pré-inscrição, que será enviado por e-mail no ato da pré-inscrição.

O envio deverá ser feito obrigatoriamente via Sedex, similares (DHL, UPS ou Fedex) ou carta registrada. O carimbo postal ou a data da prova de remessa servirão como comprovação da data de envio. Além disso, é importante que coloque do lado de fora do envelope o código de pré-inscrição (disponível no comprovante).

Os dados para postagem são:

Comissão Organizadora do Prêmio Ethos-Valor, 10ª Edição
Rua Alves Guimarães, 736 - Pinheiros
CEP: 05410-001 - São Paulo, SP



segunda-feira, 1 de março de 2010

Dica: Não se identifique em seu trabalho!

Ano após ano, a "Identificação" tem sido um dos principais carrascos entre os inscritos do Prêmio Ethos-Valor, levando-os a terem seus trabalhos desclassificados. É bem verdade, que a maioria das desclassificações se dá porque as pessoas acabam não dando tanta atenção ao regulamento do concurso. Dessa forma, a primeira dica aqui para não ser desclassificado é: leia o regulamento!

Bom, segundo o próprio regulamento: "Não poderá constar em qualquer material submetido à avaliação da Comissão Julgadora qualquer tipo de marca ou indício que permita a identificação do autor, sob pena de desclassificação. Assim, em nenhuma hipótese devem ser mencionados nos materiais os nomes do autor, da instituição de ensino superior, de algum representante dessa instituição ou do professor orientador. A identificação dos materiais submetidos à Comissão Julgadora e sua associação com o autor se darão única e exclusivamente por meio do formulário de pré-inscrição disponível no site do Prêmio Ethos-Valor durante o período de inscrições."

Esse termo diz respeito tanto ao material impresso (o trabalho em si e não o envelope) enviado quanto aos arquivos digitais. "O arquivo enviado não poderá apresentar qualquer tipo de identificação digital. Antes de enviá-lo, verifique em “propriedades” se não há algum tipo de assinatura digital."

Mas por que não pode haver identificação?
Pois queremos manter o julgamento o mais imparcial possível. Como a banca é formada por pessoas de diferentes áreas, entre elas a academia (ou seja, alguns são de diferentes instituições de ensino brasileira), caso não tomassemos esse tipo de atitude, poderiam haver insinuações de favorecimento à inscritos de determinada universidade. Sem a identificação, tal afirmação é totalmente incoerente.

Mas aí vocês perguntam: E como vocês sabem qual trabalho é de quem?
Assim que você faz a sua pré-inscrição, para a qual você fornece todos os seus dados, é gerado um comprovante de pré-inscrição. Esse comprovante apresenta um ID, como apresentado em vermelho no modelo abaixo

"Recebemos a pré-inscrição do projeto SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE: VITÓRIA PARA A SOCIEDADE., sob o ID n° 476, no Prêmio Ethos-Valor, em 19/3/2010, às 10:45:31."

Esse ID é o código de pré-inscrição, com o qual podemos acessar todas as informações referentes ao trabalho inscrito, entre elas os dados dos autores. Por isso é solicitado o envio do comprovante de pré-inscrição junto às três cópias impressas e ao arquivo eletrônico do projeto.

Bom, agora que já sabem, fiquem atentos para eliminar todos os tipos de identificação de seu trabalho, para que não sejam desclassificados do concurso.

obs: podem identificar o envelope, pois ele não é encaminhado para os avaliadores.