quinta-feira, 19 de março de 2009

Dica: não deixe identificações em seu trabalho

Um dos principais motivos de desclassificações ao longo das 8 edições anteriores do Prêmio Ethos-Valor é a "Identificação"

Segundo o regulamento da 9ª Edição do concurso: "Não poderá constar em qualquer material submetido à avaliação da Comissão Julgadora qualquer tipo de marca ou indício que permita a identificação do autor, sob pena de desclassificação. Assim, em nenhuma hipótese devem ser mencionados nos materiais os nomes do autor, da instituição de ensino superior, de algum representante dessa instituição ou do professor orientador. A identificação dos materiais submetidos à Comissão Julgadora e sua associação com o autor se darão única e exclusivamente por meio do formulário de pré-inscrição disponível no site do Prêmio Ethos-Valor durante o período de inscrições." 

Esse termo diz respeito tanto ao material impresso enviado quanto aos arquivos digitais. "O arquivo enviado não poderá apresentar qualquer tipo de identificação digital. Antes de enviá-lo, verifique em “propriedades” se não há algum tipo de assinatura digital."

Mas por que não pode haver identificação?
Pois queremos manter o julgamento como o mais imparcial possível. Como nossos julgadores são pessoas em sua maioria acadêmicos de diferentes instituições de ensino brasileira, caso não tomassemos esse tipo de atitude, poderiam haver insinuações de favorecimento à inscritos de determinada universidade. Sem a identificação, tal afirmação é totalmente incoerente.

E como vocês sabem qual trabalho é de quem?
Assim que você faz a sua pré-inscrição, para a qual você fornece todos os seus dados, é gerado um comprovante de pré-inscrição. Esse comprovante apresenta um ID, como apresentado em vermelho no modelo abaixo

"Recebemos a pré-inscrição do projeto SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE: VITÓRIA PARA A SOCIEDADE., sob o ID n° 476, no Prêmio Ethos-Valor, em 19/3/2009, às 10:45:31."

Esse ID é o código de pré-inscrição. Código com o qual podemos acessar todas as informações referentes ao trabalho inscrito, entre elas os dados dos autores. Por isso é que é solicitado o envio do comprovante de pré-inscrição junto às três cópias impressas e ao arquivo eletrônico do projeto.

Bom, agora que já sabem, fiquem atentos para eliminar todos os tipos de identificação de seu trabalho, para que não sejam desclassificados do concurso.

Um comentário:

  1. Ola, eu tenho uma duvida.
    se o meu trabalho tiver o mesmo nome que outro trabalho? como sera feita a identificacao?

    ResponderExcluir